Sankalpa

julho 20, 2011

Sankalpa, do sânscrito, significa desejo, determinação ou intenção. A intenção do resultado a ser alcançado com determinada execução é um aspecto muito importante, pois lidamos com um nível muito sutil de manifestação do organismo. Estes patamares são extremamente influenciados pela nossa inclinação mental e pelos nossos sentimentos, logo o sankalpa pode em alguns casos, definir É um aspecto que pode definir até mesmo a qual categoria uma técnica pertence.

Um exemplo célebre disso é o kapálabhati. Trata-se de uma técnica que pode ser catalogada como um pránáyáma (técnica de expansão da bioenergia através de respiratórios) ou kriyá (atividade de purificação das mucosas). O que irá definir isso é exatamente o sankalpa. Caso o praticante esteja executando a técnica com uma intenção ou desejo de expandir sua energia ou prána, ela deverá ser ministrada dentro do anga pránáyáma. Se o praticante escolher usar a técnica buscando a limpeza das vias aéreas, fazendo com que o fluxo de ar produza a desobstrução das narinas, ou ainda, ele se utilize da técnica para gerar um bombeamento de prána pelo corpo, buscando a limpeza e purificação dos meridianos, as nadís, a técnica deverá ser catalogada como kriyá.

No caso dos mudrás, é muito comum que muitos tenham mais de um efeito. Ou então o praticante deseja vivenciar mais a simbologia do gesto do que seu magnetismo. O sankalpa é o componente que irá direcionar a vivência do gesto. Esse fato contribui para nos tornar mais tolerantes! É que o mesmo gesto pode ter muitas interpretações e significados. Podemos mesmo dizer que o mesmo gesto irá produzir uma experiência diferente para cada pessoa que o executar. Claro que existe um padrão geral que se repete, mas querer afirmar contundentemente que o gesto só pode ser vivenciado de uma única forma seria um erro.

Deixe um comentário